Mangue Seco é um vilarejo muito charmoso localizado na pequena Jandaíra, no litoral norte da Bahia, a região fica quase no limite com Sergipe, e atrai muitos turistas vindos dos dois estados, além de visitantes de outros estados do Brasil e também internacionais graças a sua beleza imensa.
Quem lembra da novela Tieta? Pois bem, lá na Terra de Tieta (a personagem de Jorge Amado que deu fama à região) as dunas viram diversão e a sombra dos coqueiros embelezam ainda mais o lugar.
A paisagem não poderia ser mais incrível! Dunas de areia branca juntamente com a foz do Rio Real, dividindo as atenções entre as maravilhas da praia e as águas doce do rio. Restingas, mangues e muitos coqueiros completam a incrível beleza do local, que ainda segue com aquele clima bem aconchegante de vilarejo de pescadores e onde a paz e o sossego imperam.
Mangue Seco é o destino pé na areia tranquilo e muito desejado pelos turistas. Vale muito a pena conhecer!
Existem passeios saindo de Salvador que levam os turistas diretamente para Mangue Seco. Um bate e volta delicioso e imperdível! Depois que você chega em Mangue Seco é só alegria! Que lugar mais agradável! Ah! Antes que eu esqueça! A Tartaruga Azul Tours realiza este passeio, mas já te conto mais sobre isso. Agora vamos para um pouco da História…
Mangue Seco: a vila nascida de um naufrágio
Conta-se que a vila nasceu em 1549, quando jesuítas (não se sabe exatamente quantos) chegaram ao local ao salvarem-se de um naufrágio. Há poucos detalhes sobre a fundação e os primeiros tempos da vila, mas sabe-se que foi batizada pelos padres com o nome de Santa Cruz da Bela Vista e que, por sua localização estratégica, margeando rio e mar, acabou tendo uma participação importante no comércio da região, baseado especialmente no coco em seus derivados.
O passeio pela vila
Sabe o que torna o passeio ainda mais especial? Da vila dá pra ir andando até a praia, que está a menos de quinze minutos de caminhada, pelo atalho que sai do final da beira-rio.
E ainda tem o passeio de buggy que você pode fechar com um dos bugueiros que trabalham por lá. Eles te levam também para as praias vizinhas de Jandaíra e da Costa Azul. Percorrendo os vales e montanhas de areia, a paisagem vai se revelando cada vez mais bela com seus coqueiros, cajueiros e paradas na Duna do Caju, a mais alta de Mangue Seco, e na dupla Romeu e Julieta: dois coqueiros que ficam lado a lado e isolados dos demais que rendem ótimas fotos!
Na praia, de ondas fortes e uma faixa de areia extensa e vazia, é possível caminhar até não ter absolutamente mais ninguém no seu campo de visão. Há um ponto onde há estrutura com barracas de palha, redes, banheiros e restaurantes que servem pratos com peixe, camarão e lagosta (a mistura de água doce e salgada propicia a formação de áreas de mangue e, consequentemente, a fartura de frutos do mar).
Os bugueiros costumam deixar o pessoal ali e dar um tempo para curtir a praia e a comida. Uma dica saborosa: experimente a moqueca de aratu, crustáceo encontrado com frequência na região. Não é surpresa que a culinária nordestina é uma das mais prestigiadas do Brasil, portanto, experimentar as delícias do local durante este passeio é fundamental!
Para reservar este passeio super especial é só visitar o site www.tartarugaazultours.com.
Lá você encontra todas as informações que precisa. Com a Tartaruga Azul Tours você estará em ótima companhia, pode ter certeza! Vamos nessa?