Quem chega na Bahia já quer experimentar os deliciosos pratos da região. E isso acontece porque a fama é grande! Muita gente já ouviu falar sobre a culinária baiana ou já provou e quer matar a saudade!

A verdade é que a comida baiana é de lamber os beiços! Essa é uma expressão muito usada por aqui e quer dizer que a comida é muito deliciosa.

As fortes influências africanas, portuguesas e indígenas tornaram a Bahia um lugar rico na arquitetura, cultura e também na culinária. Os pratos abundantes em temperos e originalidade ficam na memória de quem visita o local. Seria algo assim: quando você pensa na Bahia lembra de que? Muita gente responde que não dá para esquecer da comida saborosa da região. Só conhecendo o famoso dendê para saber!

Quer conhecer o que foi criado depois da mistura de tantos sabores?

1. Acarajé

Provavelmente uma das comidas típicas de Salvador mais famosas, o acarajé é sensacional e não pode deixar de aparecer em listas sobre o melhor da culinária baiana. O prato é feito com massa de feijão fradinho temperado e frito junto com azeite de dendê e óleo. Após esse processo, o acarajé é cortado e recheado com camarão seco, cururu, salada, vatapá e muita pimenta. A pimenta só peça se for da sua preferência ou se estiver preparado para aguentar a pimenta da baiana de acarajé. É Fogo!!! 😋

Esse alimento é comumente servido por mulheres que vestem roupas típicas da Bahia e seu significado remete a uma palavra africana, que quer dizer: bola de fogo. Agora deu para entender tudo, não foi?

acarajé

2. Moqueca Baiana

Outra receita de comida baiana é a Moqueca, um prato preparado em uma panela de barro que é bastante comum em almoços em família ou com os amigos. Seu preparo pode variar de acordo com a preferência e pode incluir peixe, camarão, frutos do mar, pimentas de várias cores, aratu, azeite de dendê, leite de coco etc.

Mas, de modo geral, todas as moquecas são preparadas primeiro com camadas de vegetais, o peixe e temperos (tudo com a cobertura do azeite de dendê e óleo de coco). O resultado é um prato divino!

moqueca

3. Bobó de Camarão

O bobó de camarão é um dos melhores pratos da culinária regional baiana. De origem africana, ganhou fama e novos temperos na Bahia. Trata-se basicamente de camarões refogados com mandioca (aipim ou macaxeira), alho, cebola, pimentão, pimenta biquinho, azeite de oliva e, logicamente, azeite de dendê. O aspecto final lembra uma moqueca, só que mais densa e saborosa. A principal diferença entre esse prato e a moqueca, é que o bobó tem mandioca, mas aqui na Bahia é aipim mesmo!

Bobó de Camarão

4. Tapioca

De origem indígena e à base de mandioca, a tapioca é um dos pratos típicos mais comuns na Bahia, onde também é conhecida como “beijú”. Se come no café da manhã, no almoço, no jantar e a qualquer hora do dia. A mais simples é feita apenas com manteiga, mas existe uma infinidade de possibilidade para o recheio. No litoral, os sabores mais pedidos em restaurantes são camarão e até caranguejo.

tapioca

5. Vatapá

Existe o vatapá paraense, outros populares no Amapá e Amazonas e o baiano. Esse é ainda mais cremoso do que o Caruru e é mais uma das comidas baianas que chegaram ao Brasil por intermédios dos africanos, dessa vez com o nome de “ehba-tápa”.

Os principais ingredientes levados são o leite de coco, amendoim, pão francês, farinha de mandioca, castanha de caju, gengibre e camarão. O ingrediente especial fica por conta do dendê, consumido há mais de 5000 anos e introduzido na América a partir do século XVI, também pelos africanos escravizados.

vatapá

6. Abará

O abará é um bolinho de feijão-fradinho moído e cozido. O abará possui a mesma massa que o acarajé, porém, se difere por ser cozido no vapor e envolto na folha da bananeira, enquanto o acarajé é frito. Nessa massa deve ser acrescentado sal, camarão seco, cebola ralada e o famoso azeite de dendê. Já percebeu que aqui na Bahia tem dendê em muita coisa, né? Dizem até que o baiano tem dendê no sangue. 😋

O consumo do abará, segundo a religião de matriz africana também está ligado a atração de beleza e boa sorte no amor.

Abará

7. Cocada

Nesse caso, trate-se de um dos doces da Bahia mais conhecidos em todo Brasil e uma tradicional forma de sustento em praias e nas ruas para muitas pessoas. O doce pode ser utilizado de diferentes formas: no bolo, sorvete, picolé e de modo clássico, que é a cocada branca. Seja como for, as receitas com cocadas sempre são muito ricas e seu mistério está na mistura com diferentes ingredientes como baunilha, leite condensado, canela e coco ralado com leite.

Além de ser rica, as cocadas também são fáceis de fazer e você encontra diversas cores e agregados nesse caminho: os mais comuns são o coco branco e o leite condensado.

cocada baiana

Ficou com água na boca? Faz o seguinte… Arruma a mala e vem pra Bahia!

Só não esquece de passear com a Tartaruga Azul Tours!

 

Please follow and like us:

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.